Todo o Universo Aranha começou através de um videojogo

Homem-Aranha: No Universo Aranha chegou a grande parte do mercado mundial no final de 2018, e já recebia inúmeros elogios da crítica especializada em todo o mundo e toda essa qualidade foi ainda mais reconhecida, quando no último domingo a animação ganhou um Óscar, na categoria de Melhor Filme de Animação. Mas o processo criativo começou muito antes e de maneira surpreendente.

Através do Twitter, o famoso escritor norte-americano, Dan Slott, que esteve durante mais de 10 anos envolvido nas historias do Homem-Aranha, revelou todo o processo criativo do Universo Aranha e surpreendeu a todos ao revelar que foi motivado inclusive por um videojogo.

De acordo com Slott, em junho de 2009, a Beenox Studios, o convidou para ir até Quebec, Canadá para mostrar o desenvolvimento de Spider-Man Shattered Dimensions, para que o escritor pudesse estar envolvido na criação da história do jogo, que iria combinar diversos universos do personagem, incluindo o Homem-Aranha Ultimate, Noir e 2099.

Após isso, o escritor entrou em contacto de imediato com o seu editor e apresentou a ideia de uma saga nas BDs, que pudesse reunir todos dos Homem-Aranha já criados até então e o resultado foi o grandioso e aclamado evento Universo Aranha de 2014.

Slott revelou que todo esse período de criação e desenvolvimento da saga foi complicado e delicado, com a história a amadurecer ao longo dos anos, já que inicialmente pensaram no Universo Aranha como um grande evento do arco Homem-Aranha Superior, porém, ao longo do tempo decidiram que deveria, na verdade, acontecer depois do regresso de Peter Parker.

Foi então que em novembro de 2014, pelas mãos do próprio Dan Slott, Olivier Coipel e Justin Ponsor surgiu aquele que seria conhecido como um dos mais importantes eventos do universo do Homem-Aranha, com as BDs a manterem-se por meses na lista das mais vendidas nos EUA. Todo esse grande sucesso, despertou o interesse da Sony Pictures ainda em 2014 em adaptar esse evento num filme de animação, com o seu desenvolvimento a ter início em 2016.

Para finalizar, Dan Slott reconheceu que a sua história teve um impacto totalmente inesperado na indústria a resultar em animações, videojogos, brinquedos e outros projetos, mas o grande auge aconteceu mesmo com Homem-Aranha: No Universo Aranha, que não apenas é um filme importante para todo o universo do personagem, como também é o filme favorito do Homem-Aranha para o escritor, e todos que estiverem envolvidos no processo de desenvolvimento merecem cada prémio e reconhecimento que o filme vem a receber desde a sua estreia.

Homem-Aranha: No Universo Aranha fez a sua estreia nas salas de cinema portuguesas no dia 13 de dezembro de 2018.