Total War: Warhammer III – Análise

A série Guerra Total fora, em tempos, cheia de prestígio e quando um novo jogo está no horizonte, a sua base principal de fãs tem fé suficiente para se acalmar e deixar a magia acontecer. Com o lançamento de Total War: Warhammer 3, estamos a mergulhar no Reino do Caos e Terras do Oriente. É um equilíbrio perfeito entre a casa infernal dos Daemons e um local mais parecido com a Terra que recorre à cultura russa e asiática para se inspirar.

Ao longo das tuas aventuras, irás encontrar todo o tipo de bestas, paisagens e dramas. Se estiveres familiarizado com os dois jogos anteriores da série, não haverá grandes surpresas no que é uma forte terceira prestação. No entanto, poderá a Total War: Warhammer 3 estar à altura do forte legado deixado pelos seus predecessores?

Total War: Warhammer 3 é, acima de tudo, um jogo de estratégia baseado em turnos com uma mecânica de batalha em tempo real. É nesta mecânica de jogo central que os jogos Total War construíram a sua reputação e onde as expectativas são mais elevadas, independentemente do tópico histórico ou de fantasia que o jogo aborda.

Mais uma vez, a Creative Assembly alcança estes aspetos de uma forma completamente exemplar em Warhammer 3 e o loop de jogabilidade geral é tão satisfatório como sempre foi. Há uma grande vantagem que isto oferece, na medida em que os jogadores que possam ter familiaridade com o núcleo dos jogos de Total War podem transferir os seus conhecimentos e skills para Warhammer 3 com esforço zero necessário. Tal como em qualquer outro jogo Total War, existe uma extensa campanha de tutorial incluída para ajudar os novos jogadores a dominar a mecânica de uma forma simples e inofensiva.

Total War: Warhammer 3

Enquanto outros jogos Total War se desdobram sobre eventos históricos, a série Warhammer tem um cenário de fantasia popular e parece fazer-lhe justiça. Qualquer pessoa que tenha passado algum tempo na comunidade Warhammer ou à sua volta sabe que a tradição é uma parte enorme da experiência e da narrativa que pode ajudar ou destruir a forma como outros tantos novos elementos são percecionados.

Como seria de esperar com um jogo a atingir a sua terceira fase, Total War: Warhammer continua a pregar todos os aspetos desse universo. Os fãs da marca Warhammer ficarão satisfeitos com o produto final mas este não deve ser visto como um título de nicho. A Creative Assembly fez incrivelmente bem em pegar numa propriedade como Warhammer e diluí-la apenas o suficiente para que os recém-chegados não sejam intimidados com a skill gap. É uma junção praticamente perfeita entre a jogabilidade e narração de histórias com poucos pontos fracos.

Antes de entrar em detalhes sobre a maior parte do jogo, é algo contranatura afirmar que Total War: Warhammer 3 pode ser o jogo em toda a série Total War com pior aspeto. Não é claro qual poderá ser a razão para isto, mas existem vários problemas de performance aqui e cada um tem um pequeno efeito de degradação da experiência geral.

O jogo corre melhor no modo windowed. O modo fullscreen causa constantes problemas com a qualidade das texturas e interfere várias vezes com a performance do jogo. Durante ações simples, o jogo abrandaria massivamente para menos de 15fps, algo que não acontecia de todo no modo de janela. Partes dos campos de batalha estariam completamente em falta quando em modo de tela cheia. Não se tratava apenas de uma simples textura desaparecida, mas de uma completamente em falta. Embora o jogo tenha tido um desempenho muito melhor no modo de janela, não teve um aspeto muito melhor. À distância, parece ser apenas mais um jogo de Total War. Aproxima-te e vais ter dificuldade em escolher qualquer modelo ou ambiente de personagem em particular que possa ser considerado ‘bonito’.

Qualquer pessoa que já tenha sido dono de um título Total War sabe que, quando se trata de conteúdo, estes jogos não podem ser derrotados. Vais começar com a campanha do prólogo (é altamente recomendada até para jogadores experientes) e só isso pode demorar horas a completar. Imagina ter um tutorial que é mais longo do que a maioria das campanhas de um jogo normal. Quando estiveres a par de como o jogo funciona e da história da tribo Kislev, podes entrar noutra campanha como uma das oito fações ou raças disponíveis. Uma delas só está disponível como DLC, os Reinos Ogros. Espera-se que sejam adicionados mais ao longo do tempo.

Total Warhammer

Cada fação tem o seu objetivo que é revelado bastante cedo através de uma cutscene e de uma conversa inicial dentro do jogo com o seu líder. A partir daí, está tudo completamente nas mãos do jogador. Queres atingir e completar todos os objetivos principais? Força nisso. Queres seguir a rota cénica e dominar os jogadores de IA para tornar o teu objetivo final mais fácil? Claro que sim. É a liberdade que torna os jogos da Total War intocáveis no género de estratégia.

Os jogos Total War nunca chamaram nenhum estilo de jogo em particular de ‘errado’. Podes encontrar-te com objetivos que têm limitações de tempo mas tudo se enquadra no contexto da história e é bastante raro que isto aconteça nos objetivos principais do jogo. Normalmente, os objetivos calendarizados são missões secundárias que te concedem bónus se os completares mas não são um requisito obrigatório. As batalhas são mais divertidas do que nunca e testam realmente a tua capacidade tática. Naturalmente, se estiveres a jogar com uma dificuldade maior e quiseres ter uma abordagem mais relaxada ao jogo, a IA far-te-á pensar duas vezes e ficarás para trás muito rapidamente.

Gerir recursos é sempre um aspeto importante de qualquer Total War e Warhammer 3 não é exceção. Está tudo bem e é bom querer construir um exército massivo mas se te está a custar muito para manter e não estás a trazer recursos suficientes, os problemas vão estar mesmo ao virar da esquina. Esta é outra razão para jogares sempre o tutorial, até jogadores experientes podem perder-se no enorme volume de micromanagement que é necessário para ter sucesso numa campanha de Total War. Se estás atrás de uma experiência mais suave, então as dificuldades podem ser alteradas tanto para a batalha como para o lado diplomático do jogo.

Por muito que adore a Total War: Warhammer 3, as questões gráficas e de performance que enfrentei tiraram o brilho do que era uma experiência quase perfeita de outra forma. Os picos de dificuldade também me pareceram um pouco injustos e podem levar a que uma campanha seja enviada de volta dois ou três saves atrás para corrigir o mais pequeno problema.


Opinião final:

Total War: Warhammer 3 é um jogo extremamente completo que completa a trilogia de uma forma honrosa. Os fãs do material de origem terão muito em que se afundar e os novos jogadores encontrarão um caminho tanto apelativo quanto amigável para um mundo totalmente novo de fantasia.

Do que gostamos:

  • Experiência profunda mas suficientemente apelativa para os novos jogadores;
  • Enorme variedade de conteúdo.

Do que não gostamos:

  • Qualidade gráfica deixa muito a desejar;
  • Problemas de performance constantes.

Nota: 7/10


Análise efetuada com um código cedido gentilmente pela distribuidora.