Trust GXT 252+ Emita Plus – Análise

O Trust GXT 252+ Emita Plus propõe-se como solução “tudo em 1” no que toca a streaming. Será que cumpre?

Logo no momento do unboxing, este é um produto que tenta transmitir profissionalismo e valor, e a caixa não engana. Aqui podemos encontrar, para além do microfone, um braço ajustável com cabo embutido, um pop-filter, uma suspensão anti vibrações, uma cobertura de espuma, um tripé de mesa e um cabo USB de 2.9m. É um pacote muito completo, com tudo perfeitamente acomodado numa caixa “high-end”.

No que toca puramente à qualidade de construção, fiquei impressionado numa primeira impressão com todo o metal e geral robustez de construção. Os elementos mais impressionantes são claramente o microfone e o braço ajustável, e confio na sua durabilidade. Mas nem tudo é positivo, principalmente após umas semanas de uso é notório que a tensão nas partes móveis parece um pouco inferior à necessária quando todos os elementos estão montados no braço, sendo preciso apertar de tempo a tempo. O pop-filter foi a peça que mais me dececionou, dificilmente ficando na posição que quero. Ainda assim, é perfeitamente usável, e substituível. Não utilizei muito o tripé de mesa, mas é bom ter uma solução mais portátil e alternativa, ainda que não seja o foco do pacote.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quanto a conectividade, temos uma solução puramente plug-and-play USB, com pouco ou nada para acrescentar, dado que não há software de personalização. A simplicidade tem o seu forte na compatibilidade, e este microfone pode ser usado em qualquer computador, e tem suporte oficial para PlayStation 4 e 5. Pessoalmente fico algo desiludido com o uso de USB-B na interface com o microfone, que fica até um pouco fora do design moderno do mesmo, mas não é algo que corte na funcionalidade. De relevo apontar que o braço tem um cabo incluído, que vai por dentro do próprio braço, proporcionando bom cable management, mas será um cabo solto se quiserem usá-lo noutro microfone com diferente interface.

Focando então na atração principal, O Trust GXT 252+ Emita Plus é um microfone com padrão único de captação cardioide unidirecional, o que significa que o som é captado na frente do microfone. Este é o padrão mais popular quando queremos usar o microfone para streaming ou narração, normalmente perto da boca, e permite ignorar sons nas laterais e traseira, tais como o som do teclado. Para ajudar nesta missão, temos ainda a suspensão anti vibração (shock-mount), que ajuda a evitar as vibrações da mesa, e não é comum de ver numa oferta que ronda os 130€. Ainda nos números, sensibilidade do microfone é de -35dB, com nível de pressão de 135dB e resposta de frequência entre os 18 e os 21000 Hz.

A pergunta que vos deverá estar a correr na cabeça neste momento é: “OK, mas e a qualidade de som como é?”, o que é justo! E deixo abaixo um sample de som para tirarem as vossas próprias impressões:

Pessoalmente gostei do resultado final do áudio. Acho que é extremamente semelhante no seu registo ao popular Blue Yeti, e duvido que seja uma coincidência. O som é nítido e tem uma tonalidade quente, que torna a voz mais suave e agradável de ouvir, algo importante para o foco no streaming. Tenho-o usado nas últimas semanas diariamente, e mesmo para uso regular como microfone de chamadas funciona perfeitamente, e sobe claramente a parada se estiverem habituados a algo mais “standard”.

Tendo em consideração o preço e o público-alvo, estamos na presença de um microfone extremamente competitivo, principalmente com tudo o que está incluído na caixa e a qualidade apresentada, claramente um “tudo em um”. Como microfone “de entrada” é mais do que perfeito, e seria suficiente mesmo num ambiente mais profissional. No entanto aqui começam a notar-se as limitações.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Opinião Final:

O Trust GXT 252+ Emita Plus é uma oferta de valor aliciante. O seu aspeto estiloso mas discreto e qualidade de áudio, aliados a um preço competitivo e um pacote muito completo fazem dele uma excelente escolha se quiserem entrar no mundo do streaming, ou apenas subir a parada na qualidade do vosso áudio.

Do que gostamos:

  • Qualidade de som e construção;
  • Pacote muito completo a preço competitivo;

Do que não gostamos:

  • Tensão fraca nas partes móveis;
  • Conetividade USB-B e falta de funções avançadas.

O Trust GXT 252+ Emita Plus que testamos foi gentilmente cedido pela Trust para análise. Podem encontrá-lo nas lojas habituais por um PVP recomendado de 129.90€. Podem ainda consultar mais informações aqui.