Trust GXT 865 Asta – Análise

Longe vão os tempos em que ter um teclado mecânico era um investimento de peso, e por vezes proibitivo, e se há prova disso é este novo GXT 865 Asta da Trust.

Com a popularização dos teclados mecânicos, as marcas foram desenvolvendo as suas alternativas, criando competitividade no mercado e muitas mais opções. Recentemente a Trust, que começou a oferecer uma gama gaming, entrou em força no mercado português, e com isso temos a oportunidade de testar este teclado mecânico com layout PT, disponível nas lojas portuguesas.

O GXT 865 oferece teclas de atuação linear, com tecnologia própria semelhante aos populares MX-Red. Mal o tirei da caixa fiquei surpreendido com a robustez, dado que o fator diferenciador aqui é mesmo o preço, com um PVP de 59.90, mas que consegue ser já encontrado abaixo dos 50€ em algumas lojas.

A nível de construção e função, dou nota definitivamente positiva. A base é metálica, daí o peso, e tem um acabamento bastante agradável. As teclas são matte e concavas, apresentando-se bastante confortáveis. O cabo fornecido é suficientemente longo e trançado, pecando pelo facto de não ser removível. Na parte de baixo do teclado temos um inteligente sítio para guardar o acessório para remover peças, que normalmente fica perdido pela casa. Podemos orientar o cabo em 3 posições, mas estranhamente com saída sempre para cima, como podem ver na imagem abaixo.

O teclado tem um perfil um bocado alto, muito por culpa da base, o que rapidamente se pode tornar cansativo para as mãos em períodos longos caso não tenham um suporte para pulsos, que definitivamente recomendo. Na base temos ainda os típicos pés antiderrapantes e possibilidade de inclinar o teclado.

A nível funcional, o GXT 865 Asta faz o seu trabalho competentemente, e tenho a certeza que é um upgrade a um preço razoável para muitos jogadores. As teclas são confortáveis e de atuação rápida, e ainda que teclas lineares não sejam as minhas preferidas, dei por mim a escrever neste teclado com bastante naturalidade, para além dos testes a jogar. A Trust promete duração até 50 milhões de toques, e oferece um sistema de anti-ghosting competente, na medida que não o experienciei.

Ainda que ache que este teclado oferece boa qualidade para o preço pedido, há campos em que os cortes são inevitáveis, e uma análise mais a fundo acaba por desvendar algumas limitações. Desde logo não esperem ter macros nem personalização, sendo que o teclado é plug-and-play, e não há qualquer software de controlo (o que até é uma lufada de ar fresco!), nem opção incorporada para tal. No entanto, temos alguns controlos multimédia úteis.

Olhando para as fotos, e mesmo nas primeiras impressões, o teclado aparenta ser RGB, mas as aparências iludem. Ainda que ofereça 7 modos com diferentes animações e brilho ajustável, todas as cores do teclado são fixas, o que acaba por “prender” um bocado e se tornar cansativo a longo prazo. Os modos dão um bom espetáculo, mas não ter nenhuma opção de personalização é desapontante, e no dia-a-dia acabei por ter quase sempre no modo “normal”.


Opinião Final:

O Trust GXT 865 Asta é uma oferta muito competitiva e que traz uma oferta de qualidade de construção e funcionalidade altas para o seu preço, que acaba por se revelar quando analisamos as suas limitações. Ainda assim, é um produto que podemos recomendar de consciência tranquila, desde que saibam com o que contar.

Do que gostamos:

  • Qualidade de construção;
  • Preço razoável;
  • Atalhos multimédia.

Do que não gostamos:

  • Falta de opções de personalização;
  • Cores fixas.

O Trust GXT 865 Asta que testamos foi gentilmente cedido pela Trust para análise. Podem encrontrá-lo nas lojas por um PVP recomendado de 59.90€. Podem ver mais informações e especificações na página da Trust.