Trust Taxon QHD – Análise

Essencial nos dias de hoje, mas algo deixada para segundo plano com a popularidade dos portáteis, a webcam é um acessório importante para jogadores e não só. Hoje vamos analisar a Taxon QHD, da Trust.

Com um perfil discreto e simples, mas alguns dados técnicos interessantes, esta oferta de média gama deixou-me curioso. A estrela, tal como o nome indica, é a resolução QHD (2k).

A Taxon é uma câmara verdadeiramente plug & play, e em segundos está pronta a usar, não devendo oferecer qualquer problema de compatibilidade em PCs ou Macs dos últimos largos anos. Esta facilidade tem claro outro lado, que é a falta de software para personalizar o uso, mas já lá vamos.

No que toca à caixa, temos algo bastante simples, onde encontramos apenas a nossa webcam e alguma documentação básica. Pegando então na câmara, a qualidade de construção é bastante razoável. Temos um cabo USB de 1.8m, não removível, e a câmara incorpora um clip, que podemos usar para prender ao nosso monitor ou outro sítio semelhante. Conseguimos ainda fechar o clip, de forma a que base revele um pequeno orifício para encaixe de um tripé simples (não incluído).

O clip incorporado é das minhas partes favoritas da câmara, permitindo, além da montagem, alguma flexibilidade na câmara, que consegue rodar 360 graus e tendo ainda cerca de 90 graus de flexibilidade para baixo. É pena não termos também “tilt” para os lados, mas deverá ser suficiente para a maioria dos casos.

Um dos pontos focados no material promocional é o filtro de privacidade incluído, que acho importante. No entanto, fica um bocado aquém das expectativas, ao não ter interface com o hardware – é apenas uma cobertura da lente, continuando o vídeo a ser enviado, e não desliga os microfones. Também não há indicação no led que o filtro está “ligado”, só se acendendo quando a câmara está ligada.

Passando aos modos de vídeo, temos uma câmara com resoluções até 2k (QHD), tendo ainda a possibilidade de escolher 1080p ou 720p. Todos os modos oferecem apenas 30 fps, o que foi algo desapontante, principalmente para as mais baixas, e pode afastar quem quiser usá-la para streaming a 60 fps e não gostar de ter 2 feeds com diferentes taxas de fotogramas. A câmara tem ainda um sistema embutido de autofoco. Algo que salta imediatamente à vista no primeiro uso da câmara é a lente angular de 80 graus, que oferece maior amplitude do que outras câmaras semelhantes. É ótima para grupos e para mostrar bastante espaço, mas também pode não ser o ideal se quiserem focar-se mais na silhueta, algo exacerbado com a falta de software para limitar a moldura. Vindo de uma Logitech C920, que tem especificações piores, sinto que consigo adaptá-la melhor a mais condições por ter bastante amplitude de escolha no software.

Quanto à qualidade de imagem em si, é algo que vai depender da qualidade de iluminação. Durante o dia, e com iluminação natural, a imagem consegue ser realmente impressionante e nítida, competindo com câmaras bem mais caras. Infelizmente, com pouca luz a imagem ganha ruído bastante notório, e o autofoco deixa de funcionar tão bem, podendo ser algo frustrante. De um modo geral a imagem continua razoável, mas fica longe da qualidade esperada com a contagem de pixéis.

A Trust Taxon tem ainda duplos microfones omnidirecionais incorporados, que fazem um trabalho razoável num escritório pequeno e sem grandes ruídos. Dificilmente os recomendaria nos cenários mais normais, tal como em qualquer outra câmara, mas é bom tê-los e servem num aperto onde outros microfones não estejam disponíveis.


Opinião Final:

A Trust Taxon é uma boa oferta para melhorar a experiência em videoconferências, superando facilmente câmaras embutidas e várias ofertas nesta gama, principalmente ao oferecer QHD. As suas fraquezas notam-se se forem utilizadores mais avançados, com a falta de software para personalizar a focagem e moldura. O seu desempenho com pouca luz desaponta, principalmente no autofoco, mas consegue parecer impressionante com boa luz.

Do que gostamos:

  • Design;
  • Desempenho com luz natural;
  • Fácil montagem em monitor ou tripé.

Do que não gostamos:

  • Falta de modos de imagem ou software para personalizar o output;
  • Focagem inconstante com pouca luz.

A Trust Taxon QHD que testamos foi gentilmente cedida pela Trust para análise. Podem encontrá-la nas lojas habituais por um PVP recomendado de 89.90€.