De maneira a acabar em grande o ano de 2016, a Nintendo lançou precisamente hoje, dia 7 de outubro, dois jogos Mario, um para a Nintendo 3DS e outro para a Wii U: Mario Party: Star Rush (para a portátil, cuja análise podem ler aqui) e Paper Mario: Color Splash (para a caseira, cuja análise podem ler aqui).
Para além destes, a Nintendo vai ainda lançar Super Mario Run – o primeiro jogo de Mario para as plataformas móveis – e Super Mario Maker for Nintendo 3DS, que não requer descrições, uma vez que o título já é bastante indicativo do que se trata. Estes jogos, no entanto, apenas vão estar disponíveis em dezembro, pelo que talvez importa falar, primeiro, um pouco mais sobre os lançamentos de hoje.
Como já temos online ambas as análises aos jogos mencionados em cima, e que ficaram hoje disponíveis, não serão aqui adiantadas informações sobre os mesmos, uma vez que podem encontrar uma grande quantidade de detalhes de uma forma compacta nas respetivas análises.
Passo, então, a falar dos outros produtos que ficaram disponíveis hoje. De maneira a acompanhar o lançamento de Mario Party: Star Rush, novas figuras amiibo ficaram hoje disponíveis, alusivas a personagens conhecidas do universo Mario: Donkey Kong, Wario, Rosalina e um fantasma Bu que brilha no escuro. Daqui a menos de um mês, no dia 4 de novembro, as figuras de Waluigi, Daisy e Diddy Kong, que também irão funcionar com este novo Mario Party, dando bónus para o modo Toads ao Molho (sobre o qual podem ler mais na nossa análise). Para além destas figuras, todas aquelas que funcionam com Mario Party 10 podem ser utilizadas em Mario Party: Star Rush.
Caso tenham interesse em juntar toda a família em volta da televisão com um jogo de tabuleiro virtual, então poderão comprar este mesmo Mario Party 10 agora por um preço reduzido, uma vez que este se juntou ao catálogo Nintendo Selects. A par deste, Super Mario 3D World também se juntou «à festa» e está agora disponível por um preço mais em conta. O catálogo de exclusivos selecionados da Nintendo continua assim a crescer, passando os jogos a estar mais acessíveis ao consumidor geral, estando todos disponíveis por 24.99€ na Nintendo eShop e lojas habituais (embora os preços possam variar).
Já aqueles que querem reviver os clássicos e ter o feeling que os caracterizava no seu lançamento, poderão fazê-lo já a partir de dia 11 de novembro, data na qual a consola Nintendo Classic Mini: NES ficará disponível, incluindo 30 clássicos da primeira consola caseira da Nintendo, de entre os quais se encontram jogos da série Mario.
Voltando agora a dezembro… Este será o mês em que Super Mario vai finalmente saltar de um lado para o outro numa versão oficial para plataformas móveis, com uma jogabilidade idêntica à dos jogos de plataformas 2D Super Mario Bros..Neste jogo, no entanto, não controlam o movimento de Mario, uma vez que este se movimenta sozinho, sendo a vossa missão saltar no momento certo para se desviarem de inimigos e obstáculos e assim alcançar a bandeirola final. Uma parte do jogo estará disponível gratuitamente, mas se quiserem a experiência total, terão de pagar uma quantia ainda por revelar.
O outro grande lançamento do mês é Super Mario Maker for Nintendo 3DS, o jogo que pretende recriar na Nintendo 3DS a experiência que o jogo original para a Wii U fornecia, em termos de criação e partilha de níveis (embora na versão 3DS apenas seja possível fazê-lo localmente). O jogo incluirá praticamente todas as ferramentas de criação disponíveis para a versão Wii U e conterá aulas interativas para aprenderem a criar níveis equilibrados. A grande funcionalidade nova desta versão é que poderão criar níveis em conjunto, em pequenas equipas, embora não os possam partilhar online.
Tal como no primeiro lançamento, também esta versão de Super Mario Maker vai incluir 100 níveis desenhados pela própria Nintendo, incluindo estes vários desafios como tentar apanhar todas as moedas durante o nível ou derrotar todos os inimigos. Embora não seja possível partilhar os níveis na Internet, será possível selecionar e descarregar certos níveis selecionados da versão Wii U e assim testar as criações de outros jogadores.
E são estas as novidades relacionadas com a série Mario até ao final deste mês. No entanto, não se preocupem, o canalizador bigodudo é a mascote da Nintendo e nos próximos meses mais novidades irão ser reveladas sobre o que está nos planos da companhia para o mesmo.