‘Wasp Network – Rede de Espiões’ estreia a 8 de Abril

Com Penélope Cruz, Edgar Ramírez e Gael García Bernal, ‘Wasp Network – Rede de Espiões’, realizado por Olivier Assayas, conta a história verídica de um grupo de espiões cubanos, baseado no relato do autor Fernando Morais em ‘Os Últimos Soldados da Guerra Fria’.

Gerardo Hernandez (Gael García Bernal) lidera um grupo de espiões cubanos exilados em Miami, ao qual se junta o piloto René González (Edgar Ramírez). Fingindo desertar e abandonar a esposa Olga (Penélope Cruz) e a filha, René torna-se um dos agentes pós-castristas que espiam grupos terroristas cubano-americanos com intenção de atacar a república socialista na década de 90.

As complexidades da política moderna, espionagem e terrorismo não são temas novos para Olivier Assayas, nomeado para o Primetime Emmy de Melhor Realizador pela série ‘Carlos’, em 2011, e duas vezes nomeado para a Palma de Ouro em Cannes, com ‘Agente Infiltrada’ em 2002, e ‘Personal Shopper’ em 2016.

Para a realização de ‘Wasp Network – Rede de Espiões’, Assayas partiu do livro de 2011 ‘Os Últimos Soldados da Guerra Fria’ para contar a história dos agentes secretos infiltrados por Cuba em organizações de extrema direita dos Estados Unidos’, escrito pelo jornalista e político brasileiro Fernando Morais, tendo-se apoiado também em entrevistas e transcrições divulgadas pelos serviços de segurança de Cuba. A parceria com o Estado foi ainda crucial para a rodagem do filme no país, como conta Assayas: ‘Permitiram-nos filmar em bases militares, dentro de aviões, hotéis onde aconteceram bombardeamentos, e até o exterior da Villa Marista, a sede dos Serviços Cubanos de Segurança, um local onde nem as equipas de filmagem cubanas são permitidas’.

O filme é protagonizado por Édgar Ramírez (nomeado para os Globos de Ouro de Melhor Ator e Melhor Ator Secundário com ‘Carlos’ em 2011, e ‘American Crime Story’ em 2019), Penélope Cruz (vencedora do Óscar e do BAFTA de Melhor Atriz com ‘Vicky Cristina Barcelona’ em 2009, e nomeada para o Óscar, BAFTA e Globo de Ouro de Melhor Atriz com ‘Voltar’ em 2007), e Gael García Bernal (vencedor do Globo de Ouro de Melhor Ator com a série ‘Mozart in the Jungle’ em 2016). O elenco conta ainda com Ana de Armas (‘Knives Out: Todos São Suspeitos’, ‘Blade Runner 2049’ e ‘O Informador’), Leonardo Sbaraglia (‘Dor e Glória’, ‘O Silêncio do Céu’ e ‘Intacto’) e Wagner Moura (‘Tropa de Elite’, nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Ator em Televisão pela série ‘Narcos’ em 2016).

Wasp Network – Rede de Espiões’ foi nomeado para o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza em 2019, e, após exibições em festivais internacionais como os de Toronto, Nova Iorque, São Paulo e Tóquio, o filme estreia em Portugal a 8 de abril.

Sinopse

O piloto cubano René González (Edgar Ramírez) deixa a mulher e a filha na ilha comunista, desertando para os Estados Unidos e iniciando uma nova vida em liberdade no início dos anos 1990. Mas René não é o ambicioso empreendedor que aparenta ser. Unindo forças a um grupo de exilados cubanos no sul da Florida, conhecido como Wasp Network – liderado pelo agente secreto conhecido como Gerardo Hernandez (Gael García Bernal) – torna-se membro de um grupo de espiões pró-castristas incumbido de vigiar e de se infiltrar em grupos terroristas cubano-americanos que tencionam atacar a república socialista. Inspirado na história verídica dos “Cinco Cubanos”, agentes dos serviços secretos, Wasp Network – Rede de Espiões, é um empolgante e sofisticado thriller político que inclui uma vasta galeria de cubanos e exilados cubano-americanos envolvidos numa complexa batalha entre ideologias rivais e lealdades instáveis. Inspirado no livro de Fernando Morais, Os Últimos Soldados da Guerra Fria, o argumentista e realizador Olivier Assayas (Carlos, Personal Shopper) reúne um elenco que inclui Penélope Cruz, Wagner Moura, Ana de Armas e Leonardo Sbaraglia, num explosivo e desenfreado jogo de espionagem e ilusão entre países vizinhos que mantêm até hoje um duelo de décadas.


Tags: