Análise – Yo-Kai Watch 2: Psychic Specters

Quando Yo-kai Watch saiu no Ocidente, a expectativa era elevada para os fãs – será que as vendas iriam levar a que o restante franchise viesse para cá? O lançamento de Yo-kai Watch 2 veio deixar os fãs descansados. Com uma boa recepção na Europa, estava visto que Yo-kai Watch tinha encantado os jogadores da portátil da Nintendo o suficiente para fazer com que fossemos agraciados não com uma, não com duas, mas com três versões diferentes. Chega-nos agora Psychic Specters – a versão mais completa de Yo-kai Watch 2.

Caso não se tenham ainda decidido por uma das versões de Yo-Kai Watch 2, podem ficar descansados uma vez que Psychic Spirits é definitivamente a versão a agarrar. Pouco há a dizer sobre o enredo, mecânicas de jogo ou até gráficos, uma vez que Psychic Spirits é na sua essência o mesmo jogo – e podem ler a nossa análise a Bony Spirits aqui.

Para aqueles que são novos no mundo de Yo-kai Watch, decerto que mesmo sem se terem aventurado em Springdale, já devem ter ouvido as comparações a Pokémon. Yo-kai Watch é um sucesso tremendo no Japão e mistura a estética adorável e colorida de uma série para a miudagem com os espíritos do folclore nipónico, que se manifestam em formas tão diversas como um armário ou uma cigarra samurai. Yo-kai Watch 2 pegou na fórmula do primeiro jogo e expandiu o mundo e as aventuras, adicionando algumas mecânicas das quais ficámos fãs – entre elas as viagens no tempo a que o enredo obriga e ainda a introdução de linhas de comboio como meio de transporte, que dão azo não só a momentos de descontração enquanto desfrutam das paisagens, mas também a situações caricatas. O combate manteve-se mais do mesmo, com uma pequena alteração mas que não foi o suficiente para criar desafio realmente merecedor desse nome. Ainda assim, a Level-5 conseguiu criar uma aventura que remete ao imaginário infantil, repleto não só de personagens fantasiosas mas memoráveis, como de momentos que levam a relembrar os bons velhos tempos em que com pouco se criavam grandes aventuras com os amigos na rua.

Agora já podem ser amigos dos Yo-kai da tribo Wicked.

Caso já tenham tido a oportunidade de jogar Yo-kai Watch 2 (quer o tenham terminado ou não) e tiverem os vossos dados guardados de uma das versões anteriores, não se preocupem se não quiserem iniciar um novo jogo É perfeitamente possível importar os vossos ficheiros de jogos guardados e assim acederem ao novo conteúdo sem perderem o vosso progresso. E que novo conteúdo existe?

Para além da possibilidade de se poderem tornar amigos de novos Yo-kai (cerca de 19), Psychic Specters também adiciona mais umas quantas quests que decerto vão expandir a vossa experiência de jogo. Algumas destas quests apenas estão disponíveis caso tenham feito o upgrade máximo ao vosso Yo-kai Watch, mas ao longo do jogo irão certamente encontrá-las, constituindo o conteúdo perfeito para dar mais algum tempo de jogo a quem já terminou ou está a terminar a sua viagem em Yo-kai Watch 2. Algumas das novas quests exploram a história de alguns dos Yo-kai mais conhecidos, tal como Jinbanyan, e outras simplesmente são demandas engraçadas que vão requerer um pouco de exploração. Mas fiquem desde já avisados que algumas das quests específicas da vossa versão em particular (Bony Spirits ou Fleshy Souls) deixam de estar acessíveis caso comecem a usar o vosso jogo guardado em Psychic Specters.

Relativamente aos novos Yo-kai de quem se podem tornar amigos, uma das novidades é a possibilidade de travar amizade com Yo-kai da tribo Wicked, adicionando mais e mais Yo-kai para juntarem à vossa colecção – o que aumenta ainda mais o desafio para aqueles cujo objectivo principal passa por completar o jogo a 100% e “apanhá-los a todos”.

A fauna do novo Hexpress é no mínimo peculiar.

Se já eram fãs do modo Blasters, ficarão felizes ao saber que este teve a adição de novos bosses, expandindo um pouco este modo de jogo para quem já o explorou à exaustão. A melhor das adições prende-se com uma nova área, acessível através de uma nova linha de comboio – Hexpress -, que vos levará directamente ao Gera Gera Resort. Um comboio sinistro que apenas aparece à noite, onde os passageiros são Yo-kai e cujo destino é um grande parque de diversões para os mesmos. Gera Gera Resort foge definitivamente às paisagens de Springdale e é uma pausa muito bem-vinda, principalmente se forem como eu e começarem a ficar um pouco cansados de correr pelas ruas atrás da próxima quest. É uma mudança de ares e ambiente que poderia ser um pouco mais explorada mas que vale pelo seu design e pela viagem de comboio em si. Preparem-se para encontrarem vários Yo-kai pouco simpáticos que apenas vos querem desafiar para uma luta… sempre amigável, claro.

Yo-kai Watch 2 já era um jogo bastante completo e com conteúdo para durar longas horas. Psychic Specters veio expandir esse conteúdo, tornando a experiência de jogo ainda mais completa e fazendo que esta seja a opção perfeita para converter aqueles que ainda não se decidiram por nenhuma das versões de Yo-Kai Watch 2. É difícil dizer se o novo conteúdo é suficiente para fazer com que jogadores de Bony Souls e Fleshy Spirits voltem a comprar o mesmo jogo. No entanto, uma coisa é certa: as novas quests e principalmente as histórias que as mesmas revelam trazem uma outra dimensão ao mundo de Yo-kai Watch e só por si fazem com que Psychic Spirits seja a versão definitiva – enquanto que o HexExpress oferece um vislumbre um pouco diferente da solarenga Springdale e do mundo dos espíritos.

Opinião final:

Yo-kai Watch 2 tem versões para todos os gostos e Psychic Specters veio completar ainda mais a experiência com conteúdo que ninguém sabia que precisava – mas que no fim se torna quase indispensável. Podendo passar ao lado dos jogadores das versões anteriores, é o título que novos jogadores devem definitivamente agarrar, tornando um bom jogo em algo ainda melhor.

Do que gostamos:

  • Adição da nova linha de comboio Hexpress e o Gera Gera Resort;
  • Novas quests que adicionam detalhes às histórias das nossas personagens favoritas;
  • Expansão do modo Blasters… novos bosses!
  • Possibilidade de utilizar os jogos guardados de uma das outras duas versões.

Do que não gostamos:

  • A impossibilidade de aceder às características específicas de Fleshy Souls e Bony Spirits, após migrar o jogo guardado.

 

Nota: 9,5/10