EA Sports FC 25 – Análise

Com o início da época futebolística e os estádios a vibrarem com cânticos apaixonados, a EA Sports lança a sua mais recente edição na arena do futebol virtual: EA Sports FC 25. Tendo mudado a marca do seu antigo título FIFA depois de se ter separado do organismo oficial de gestão, a EA Sports pretende redefinir a experiência do futebol digital. Mas será que o FC 25 traz inovações revolucionárias ou é apenas uma nova camada de tinta numa fachada familiar?

Uma das adições mais significativas deste ano é o sistema FC IQ. Esta funcionalidade renova as tácticas personalizadas tradicionais, permitindo aos jogadores atribuir funções e focos específicos a cada membro da equipa. Por exemplo, agora é possível designar um avançado como “Poacher” ou “False Nine”, cada um com descrições detalhadas e mapas de calor que ilustram o seu comportamento no jogo. Isto encoraja um mergulho mais profundo na personalização tática, afastando-se das formações demasiado usadas que dominavam as edições anteriores. Com mais de 50 combinações de funções disponíveis, o FC IQ promete uma abordagem mais personalizada e estratégica à gestão da tua equipa.

No entanto, o sistema não está isento de limitações. As funções avançadas estão bloqueadas a posições específicas, impedindo que os jogadores explorem a mecânica colocando, por exemplo, um avançado de grande envergadura numa função defensiva para dominar os duelos aéreos. Embora isto mantenha o equilíbrio, também restringe a experimentação criativa. Além disso, não é claro até que ponto a familiaridade com as posições e os bónus associados têm impacto no desempenho geral do jogador e da equipa. Mesmo quando se atribuem funções pouco convencionais – como colocar um avançado tradicionalmente ágil numa posição de homem-alvo – alguns jogadores continuam a superar as expectativas, o que prejudica a profundidade pretendida pelo sistema.

A jogabilidade também foi aperfeiçoada para aumentar o realismo. Os passes e remates foram ajustados; os jogadores já não podem executar passes precisos quando estão desequilibrados ou de costas para o alvo. Os remates têm agora em conta a posição e o equilíbrio do jogador, introduzindo novas animações que podem levar a resultados menos previsíveis. Os guarda-redes também foram alvo de atenção, com animações atualizadas que tornam as suas defesas menos robóticas, mais variadas e muito mais imprevisíveis. Podem agora ser derrotados através de nuances subtis, como remates que lhes passam por entre as pernas, acrescentando uma camada de autenticidade que antes não existia.

Os fatores ambientais desempenham um papel mais significativo no FC 25. Condições climatéricas como o vento e a chuva afectam a física da bola e o movimento dos jogadores. Nos modos offline, os passes podem derrapar num campo molhado ou a bola abrandar em zonas alagadas. O vento pode alterar a trajetória das bolas longas, introduzindo um elemento de imprevisibilidade que faz lembrar os jogos da vida real sob condições meteorológicas difíceis. Esta atenção aos pormenores ambientais aumenta a imersão e exige que os jogadores adaptem as suas estratégias em conformidade.

Apesar destas melhorias, a defesa continua a ser um aspeto controverso. Os atacantes rápidos ultrapassam muitas vezes os defesas, independentemente das suas estatísticas defensivas, o que torna frustrante manter uma linha defensiva sólida. As opções defensivas do sistema FC IQ são um pouco limitadas, oferecendo apenas amplas definições de agressividade, sem os controlos das versões anteriores. Esta simplificação excessiva pode fazer com que os jogadores se sintam vulneráveis, especialmente contra adversários explosaivos que exploram estas fraquezas com maior facilidade.

Em termos de apresentação, o FC 25 é excelente. Os visuais do jogo foram melhorados, com marcadores atualizados, sobreposições de transmissões e estádios detalhados que captam a atmosfera do futebol do mundo real. As imagens dos jogadores foram melhoradas graças às análises faciais melhoradas e ao novo sistema “Cranium”, que faz com que até os jogadores genéricos pareçam mais realistas. No entanto, alguns jogadores menos conhecidos ou mais recentes podem ainda não ter o mesmo nível de detalhe das estrelas de topo, o que resulta em representações por vezes estranhas.

Uma das caraterísticas de destaque é a introdução do modo Rush. Inspirado no futsal, este modo de jogo 5v5 oferece uma alternativa rápida e caótica aos jogos tradicionais. Elementos emprestados de outros desportos – como as penalizações semelhantes às expulsões temporárias do hóquei no gelo – dão um toque único à jogabilidade. O modo Rush está integrado em vários aspetos do EA FC 25, permitindo progressão nos modos de Clubes, a Ultimate Team e a torneios do Modo Carreira. Esta integração proporciona uma mudança de ritmo refrescante e acrescenta variedade à experiência geral, dado que, muitas das vezes, somos altamente incentivados a jogar este modo de jogo.

O Modo Carreira recebeu melhorias dignas de nota. Os jogadores têm agora mais controlo sobre as suas carreiras, com opções para personalizar as expectativas da direção e ou até pendurar as botas. Os regimes de treino podem ser adaptados a cada jogador, permitindo o desenvolvimento pormenorizado das perspetivas dos jovens e da profundidade do plantel. No entanto, nem todas as adições acertam na baliza. Funcionalidades como o feed das redes sociais com jornalistas de futebol ou a possibilidade de iniciar a carreira de um jogador como um ícone lendário parecem superficiais. Não têm um impacto significativo na jogabilidade e podem parecer mais artifícios do que melhorias substanciais. A novidade de ter um jogador histórico a dominar ligas de nível inferior esgota-se após alguns jogos.

A interface do utilizador foi prejudicada devido à grande quantidade de novas funcionalidades. Os menus tornaram-se confusos e a própria navegação pode ser complicada. Para aceder a definições ou informações específicas é muitas vezes necessário navegar por vários ecrãs, o que pode ser frustrante e demorado.

O Ultimate Team, o modo mais popular do franchise, mantém-se praticamente inalterado. Para além de pequenas atualizações cosméticas, a mecânica principal é a mesma. O modo continua a dar ênfase aos atributos dos jogadores e à monetização, dominado pelo “pay-to-win“, algo que pode frustrar os jogadores que procuram um cenário competitivo justo.

Opinião Final:

Em suma, EA Sports FC 25 introduz várias melhorias dignas de nota que melhoram a experiência de simulação de futebol. O jogo é excelente em termos de apresentação e oferece novas formas de interagir com o seu conteúdo. No entanto, problemas persistentes com a jogabilidade defensiva, a navegação na interface e uma atualização sem brilho da Ultimate Team impedem-no de ser a versão revolucionária que os fãs há muito desejavam. É um jogo que dá passos em frente, mas não chega a marcar golo.

Do que gostamos:

  • Sistema FC IQ permite uma personalização tática mais profunda;
  • Efeitos ambientais aprimorados afetam a física da bola de forma realista;
  • Apresentação visual é excelente;
  • Modo Rush oferece uma experiência de jogo rápida e inovadora.

Do que não gostamos:

  • Mecânicas defensivas ainda são problemáticas e frustrantes;
  • Opções táticas defensivas do FC IQ são limitadas;
  • Interface é confusa e pouco intuitiva;
  • Algumas funcionalidades novas parecem superficiais e pouco impactantes.

Nota: 6,5/10

Análise efetuada com um código PlayStation 5 cedido gentilmente pela distribuidora.