Uma das maiores características dos jogos criados por Hideo Kojima, sempre foi fugir ao máximo dos padrões da indústria de videojogos, algo que atualmente é reconhecido como a sua marca, e recentemente ele revelou porque dessa decisão.
Durante um evento de divulgação de Death Stranding, Kojima afirmou que a simplicidade na hora de desenvolver um produto é algo positivo, mas é rapidamente consumida. Ele comparou essa resposta do público a alimentos.
De acordo com ele, qualquer coisa que seja rapidamente digerida, acaba por se esgotar e sair daquele corpo. Mas quando o alimento é estranho a ponto de não conseguir ser rapidamente digerido, ele permanece no corpo e a própria pessoa nem entende como isso acontece.
Para Kojima, se um filme consegue prender a atenção do espetador, esse irá assisti-lo varias e varias vezes, conversar com outras pessoas sobre o que viu e talvez, até depois desse dialogo voltar a assistir para repensar sobre uma outra perspetiva aquele filme e só então, talvez entender o seu verdadeiro significado. É então que isso se torna algo concreto, algo que pode ser considerado uma verdade e que será “digerida” e ele deseja criar sempre coisas assim.
Hideo Kojima revelou ainda que essa influência veio diretamente do cinema, mas acredita que é perfeitamente possível que seja um estilo a fazer sucesso nos videojogos.
Kojima afirmou que cresceu a assistir filmes nesse estilo, então inevitavelmente cria videojogos que vão de encontro a isso. Apesar disso ele reconhece que as pessoas dizem que é complicado e estranho, mas acredita que se a maioria continuar a criar algo desse tipo, em cinco ou dez anos será possível ao público entender e para ele só esse tipo de conteúdo faz sentido ser desenvolvido.
Death Stranding será lançado no dia 08 de novembro de 2019 para PlayStation 4, enquanto a versão para PC será lançada entre junho-julho de 2020. Caso tenham interesse já podem ler a nossa análise ao jogo.