Hideo Kojima explicou porque prefere criar jogos “fora do padrão”

Uma das maiores características dos jogos criados por Hideo Kojima, sempre foi fugir ao máximo dos padrões da indústria de videojogos, algo que atualmente é reconhecido como a sua marca, e recentemente ele revelou porque dessa decisão.

Durante um evento de divulgação de Death Stranding, Kojima afirmou que a simplicidade na hora de desenvolver um produto é algo positivo, mas é rapidamente consumida. Ele comparou essa resposta do público a alimentos.

De acordo com ele, qualquer coisa que seja rapidamente digerida, acaba por se esgotar e sair daquele corpo. Mas quando o alimento é estranho a ponto de não conseguir ser rapidamente digerido, ele permanece no corpo e a própria pessoa nem entende como isso acontece.

Para Kojima, se um filme consegue prender a atenção do espetador, esse irá assisti-lo varias e varias vezes, conversar com outras pessoas sobre o que viu e talvez, até depois desse dialogo voltar a assistir para repensar sobre uma outra perspetiva aquele filme e só então, talvez entender o seu verdadeiro significado. É então que isso se torna algo concreto, algo que pode ser considerado uma verdade e que será “digerida” e ele deseja criar sempre coisas assim.

Hideo Kojima revelou ainda que essa influência veio diretamente do cinema, mas acredita que é perfeitamente possível que seja um estilo a fazer sucesso nos videojogos.

Kojima afirmou que cresceu a assistir filmes nesse estilo, então inevitavelmente cria videojogos que vão de encontro a isso. Apesar disso ele reconhece que as pessoas dizem que é complicado e estranho, mas acredita que se a maioria continuar a criar algo desse tipo, em cinco ou dez anos será possível ao público entender e para ele só esse tipo de conteúdo faz sentido ser desenvolvido.

Death Stranding será lançado no dia 08 de novembro de 2019 para PlayStation 4, enquanto a versão para PC será lançada entre junho-julho de 2020. Caso tenham interesse já podem ler a nossa análise ao jogo.