Jogos de desporto da Electronic Arts poderão deixar de ser lançado anualmente

Em entrevista ao Bloomberg, o CEO da Electronic Arts, Andrew Wilson revelou que FIFA, Madden, NBA e NHL podem deixar de ser lançados anualmente.

Quando questionado sobre essas mudanças, Wilson respondeu que ainda há coisas que devem acontecer primeiro, mas que o estúdio já começa a pensar nos jogos como um serviço continuo de 365 dias, ao invés de um produto anual.

De acordo com Wilson, a industria dos videojogos vem a sofrer mudanças, principalmente na maneira com os jogos tem sido vendidos a passar de um modelo físico para um modelo online nos últimos anos, e isso inclui tanto o download de jogos completos quanto conteúdo relacionado a esse jogo.

Ele lembra que os modelos por assinatura por exemplo, mudou por completo a maneira como as pessoas consomem filmes, séries, musica, assistem televisão e até mesmo lerem os seus livros e acredita que essa mudança inevitavelmente irá chegar ao mercado dos videojogos

Wilson utilizou como exemplo de um modelo que poderá ser utilizado a versão para plataformas móveis da franquia Madden NFL, que foi lançado há três anos atrás e desde então não recebeu uma nova edição, ao invés disso tem sido atualizado a cada inicio de temporada. E apesar de não haver um novo lançamento anual, a base de fãs não sofreu nenhuma quebra, muito pelo contrario continua a crescer ano após ano.

Entretanto, Wilson afirma que ainda há desafios a serem superados ao levar esse modelo de vendas para outros mercados, como o mercado domestico.

Apoiam esse modelo de venda, no qual os jogos terão um lançamento base, sendo atualizado a cada inicio de temporada, sendo apenas necessário um novo lançamento para efetuar mudanças drásticas ou preferem o modelo atual de lançamentos anuais? Vale lembrar, que o FIFA de certa maneira já possui um sistema próximo a isso, com atualizações que acompanham o mercado de transferências.