Minecraft Dungeons: Hero Edition – Análise

Proveniente de um dos jogos com maior reconhecimento de sempre, Minecraft Dungeons tenta provar que a marca Minecraft vai para além do conveniente jogo de mundo aberto. Será que consegue?

Enredo e cenário

Para começar com o pior, a história deste jogo é praticamente nula, pelo menos enquanto o jogas. Em papel, tens de travar um mendigo corrompido que quer subjugar todo o mundo de Minecraft ao seu exército. A verdade é que se a história não é especial de todo, também não esperem que as cutscenes sejam minimamente apelativas, ou que adicionem algum toque inovador à coisa. É notável que não existe um grande foco no enredo de Minecraft Dungeons e que esse está completamente virado para a jogabilidade, que é onde o jogo brilha.

Durante as sensivelmente 8/9 horas de jogo, passei por mapas bastante detalhados (tanto quanto possível num mundo completamente constituído por quadrados), passando por florestas, desertos e nevões nas 19 missões que o jogo tem disponíveis até ao momento, com uma variedade aceitável de inimigos.

Jogabilidade

Em Minecraft Dungeons vais combater contra grupos enormes de inimigos, e é basicamente isto. Para aliviar esta monotonia, é importante apontar que a maneira como o fazes é bastante diversa. O jogo possui um leque bastante simpático de armas, armaduras e artefactos. Cada uma com as suas possibilidades de encantamento, atribuindo quase que uma característica única aos teus equipamentos. A verdade é que dificilmente vais ter exatamente a mesma arma que o teu amigo, e isso é uma coisa boa!

Com tanto a acontecer no ecrã ao mesmo tempo, desde feitiços a raios, misturados com explosões e projéteis, tenho a dizer que o jogo se aguenta bastante bem, pelo menos na versão da PlayStation 4 Pro – consola cuja versão do jogo analisei – que corre este título a 60 fotogramas por segundo.

Em contrapartida, os controlos são demasiado simples, sem qualquer tipo de domínio necessário para te tornares um mestre. Talvez isto tenha sido propositado, tendo em conta a maior fatia do público alvo de um jogo situado no mundo de Minecraft. Não consigo, no entanto, deixar passar as milhares de vezes em que apenas carreguei “X” para atacar os inimigos, existindo de vez em quando uma mistura de mais um botão ou outro.

Uma parte que considerei positiva é o facto de os níveis serem gerados aleatoriamente, aliviando o sentido de monotonia que vai crescendo a cada hora que passa. Podes ainda voltar a jogar todas as missões que já fizeste em diferentes dificuldades, de modo a aumentar o desafio, com a recompensa de melhor equipamento após derrotares o boss final.

Tudo é melhor com amigos, e aqui não é exceção. Junta mais 3 amigos teus (online ou localmente), e desfruta de umas boas horas a lutar contra os característicos mobs do icónico jogo quadrado. Um ponto negativo aqui é o facto de não existir qualquer maneira de te juntares ao jogo de outras pessoas. Tens de ter um amigo com o jogo, e apenas através de convite conseguirás jogar com mais alguém que não tu próprio.

Apesar de não demorar muito até o nível do teu equipamento ser superior ao nível de dificuldade a que estás a jogar, gostava de ter visto mais maneiras de conseguir recuperar vida, o que nem sempre é fácil no meio das dezenas de batalhas frenéticas em que te vais encontrar constantemente. Foram algumas as vezes em que tive de recorrer a ficar escondido num canto para que o meu frasco de vida ou artefacto regenerassem e conseguisse recuperar a vida que perdi em batalha. Um sistema de regeneração automática não ficava nada mal neste jogo. No entanto, temos de nos limitar ao que levamos connosco, ou ao que vamos encontrado pelos mapas.

Opinião Final:

Minecraft Dungeons é um jogo verdadeiramente divertido, especialmente se estiveres acompanhado por amigos. A jogabilidade é suave e estável, mesmo no meio de toda a confusão. É um bom jogo para descontrair, com mecânicas básicas, mas funcionais, que prometem servir para o curto tempo que se leva a acabar o jogo. Com uma diversidade simpática, tanto em equipamento como em níveis, a monotonia acaba por se desvanecer, nem que seja nas primeiras horas.

Do que gostamos:

  • Variedade no loot e nas suas melhorias;
  • Jogabilidade suave e com poucas quebras;
  • Níveis gerados aleatoriamente.

Do que não gostamos:

  • Inexistência de matchmaking online;
  • Jogo inevitavelmente monótono com o passar do tempo.

Nota: 8,5/10