Mortal Kombat 11 Ultimate – Análise PS5

Na semana em que foi revelado o trailer para a nova adaptação cinematográfica de Mortal Kombat, vamos revisitar Mortal Kombat 11, na sua versão ultimate, que tivemos oportunidade de jogar na PlayStation 5.

Lançado originalmente em 2019, Mortal Kombat 11, como é costume nos jogos de luta, tem recebido várias atualizações, notavelmente a expansão Aftermath. Com a chegada das consolas de nova geração, a NetherRealm Studios apresenta agora uma versão “Ultimate”, que inclui todos os DLCs e personagens oferecidas pelo jogo original, Kombat Pack 1 e 2, e expansão Aftermath. Além disso, esta versão vem num formato “cross-buy” entre gerações, com as versões PS4 e Xbox One a darem acesso a atualizações nativas para as consolas de nova geração, versões estas que oferecem algumas melhorias exclusivas.

A lista de mudanças oficial para a nova geração não é muito detalhada, e resume-se a: resolução dinâmica 4K, grafismos melhorados, tempos de carregamento melhorados e compatibilidade Cross-Platform/Cross-Gen. Essencialmente, tudo o que estaríamos à espera, mas nada de especial realce. Começando pelo fim, aprecio a possibilidade de jogar com pessoas independentemente das suas plataformas ou geração, algo que obviamente queremos standard, sempre que as mesmas condições de jogo sejam possíveis.

Revisitando as análises do nosso Luís Almeida, o jogo original recebeu 7/10, enquanto que na expansão Aftermath teve um fantástico 10/10, denotando uma evolução notável no trabalho que a NetherRealm foi fazendo no jogo, melhorando várias das críticas iniciais. Nesta nova versão posso afirmar que esse mesmo trabalho e dedicação continuam presentes, e temos aqui uma versão “definitiva” de Mortal Kombat 11, e todos os que ainda não tinham jogado, ou querem revisitar, vão ter uma experiência notavelmente melhor do que teriam em 2019.

Mas esta análise tem o objetivo de debruçar sobre as versões de nova geração, em concreto a versão PlayStation 5 e como esta consola melhora a experiência. Primeiro, peguei então na minha PlayStation 4 para relembrar o estado do jogo, e ver o que de novo traz a versão Ultimate. Na PlayStation 4 Pro, devo dizer que o jogo é já bastante impressionante graficamente, e está mais polido do que aquilo que me lembro. Obviamente há algo que, hoje em dia, se sobressai logo: os menus de carregamento. Para chegar a uma batalha temos que passar uns bons minutos, que cada vez mais me custam depois de me habituar à PS5. Durante o jogo, a apresentação é bastante boa e estável, e os 60 fps já eram um foco. Lembro-me de originalmente haver alguns drops, algo que não experienciei desta vez, notando apenas as descidas para 30 fps nas cutscenes.

Saltando então para a versão PlayStation 5, como seria de esperar os tempos de carregamento são incomparáveis. É repetitivo, mas nunca é de mais salientar quanto esta diferença melhorar a experiência de jogo. Num jogo com foco arcade, como é o caso de jogos de luta, isto permite-nos estar a fazer uma batalha num curto espaço de tempo, promovendo sessões curtas (que às vezes viram longas), visto que é tão fácil estar depressa a jogar.

Dentro de jogo, comparando com a PlayStation 4 Pro, sendo completamente honesto a apresentação é muito semelhante. Olhando de perto, conseguimos ver que a resolução dinâmica se aguenta em valores mais altos, mas o que mais se realça são os melhoramentos na luz, tanto dos modelos como dos cenários. Os 60 fps são extremamente sólidos, mas a melhor parte é que aqui não temos caídas para os 30 fps nas animações pre-rendered, algo que causava alguma irritação na última geração.


Opinião Final:

Mortal Kombat 11 Ultimate traz-nos a melhor e mais completa experiência de Mortal Kombat 11, com todo o conteúdo dos últimos anos e todas as melhorias entretanto feitas. Na PlayStation 5, temos algumas melhorias gráficas, performance irrepreensível, e acima de tudo carregamentos muito mais rápidos. Com a possibilidade de jogar cross-platform e cross-gen, e com a atualização next-gen gratuita, a oferta é muito completa e vai encher as medidas dos fãs.

Do que gostamos:

  • Oferta muito completa de conteúdo e atualização para nova geração gratuita;
  • Tempos de carregamento muito melhores;
  • Performance excelente.

Do que não gostamos:

  • Nenhuma grande novidade ou melhoramento / lançamento iterativo pelo seguro.

Mortal Kombat 11 Ultimate está disponível, em compra cross-gen, por um PVP de 59,99€

Análise feita na PlayStation 5, com código gentilmente cedido pela editora.