MX vs ATV Legends – Análise

MX vs ATV está de volta com um novo jogo, atirando também UTV (veículos de terreno utilitário) para a mistura. Mas, se estás à espera de uma batalha renhida, peço desculpa por estragar tudo: O MX vence. Por alguma margem.

MX vs ATV Unleashed foi um um dos melhores jogos do género, e a Rainbow Studios têm, ao longo dos anos, lutado para recuperar a magia que tornou toda a experiência fantástica. A boa notícia é que MX vs ATV Legends mostra uma grande promessa, mas infelizmente estará apenas a lançar as bases para futuros lançamentos, pois Legends é tudo menos lendário.

Começando com um longo tutorial, é bom ter um jogo MX que realmente leva o seu tempo a explicar-te toda a dinâmica. É um pouco lento mas pelo menos apanhas-lhe o jeito, até começares a compreender a dinâmica de controlar a mota com o stick certo, e usar a capacidade de virar no ar usando os gatilhos. Existe uma combinação estranha de comandos para equilibrar o peso na bicicleta e pré-carga para os saltos, o que parece desnecessário e complexo em relação a outros jogos, que normalmente usam o analógico esquerdo para a bicicleta e o direito para o piloto.

Situado numa área bastante ampla, terás várias pessoas com quem falar no universo de MX vs ARV Legends. Isto funciona como uma versão bastante ligeira de algum tipo de “campanha” ou modo história, que define a tua progressão da carreira como piloto. Correr à volta deste mundo aberto dá-te uma boa sensação da moto, o que na verdade é um prazer de controlar, apesar dos problemas com o stick mencionados anteriormente. É uma sensação rápida e ágil, com uma boa representação de velocidade. Falta-lhe um manuseamento mais agradável ao jogador, mas não quer propriamente dizer que é mau.

A nível gráfico, o jogo não é, inicialmente, muito mau de se ver. Depois moves-te, e tudo se torna numa mistura de erros e problemas visuais. Pop-ins, problemas de frames e texturas algo más estão por todo o lado e chocam com alguns artefactos com um aspeto nada agradável. O som é ainda pior – tudo soa incrivelmente baixo enquanto reviras a tua bicicleta, e ao entrares numa corrida a mistura de áudio está por todo o lado, com os adversários ao longe a soarem muito mais alto do que tu. O barulho da pista à medida que entras em partes off-road morre completamente, é como se estivesse a transmitir o som numa ligação dial-up, à medida que entra e sai. A melhor forma de apreciar o som deste jogo é mesmo ao desligar por completo o Master Volume e abrir algum tipo de aplicação de reprodução multimédia.

Para além dos objetivos, tens também na área à tua disposição alguns objetos para colecionares, o que te dá uma razão para explorares, por sua vez ajudando-te a aperfeiçoar as tuas capacidades. Todos os jogos de motos MX e SX todo-o-terreno estão a incluir esta característica neste momento, mas tendo em conta a filosofia do jogo, parece um desperdício de recursos de desenvolvimento. É bom que esteja lá, mas será que acrescenta alguma coisa?

Apesar dos problemas, a condução com motas é divertida, mas e os outros veículos? E com as máquinas que compõem a outra metade do título do jogo? De modo a não perderem muito tempo, os ATVs são simplesmente maus. A sua condução é horrível e as animações têm um impacto maior do que as motas. Essencialmente, em MX e ATV, os teus pilotos vão sentar-se ou ficar de pé, dependendo de se querem ou não pre-carregar um salto. O problema é que existem apenas dois frames de animação para isto – para cima e para baixo. Não há nenhum entre eles. Como resultado, fica no ar uma confusão horrível, com completas alterações instantâneas de stance. O modo em primeira pessoa ajuda-te, pois estás mais concentrado em não bateres com a cara no chão.

As UTVs são um pouco como corridas de buggy, mas com um chassis de carro. Tiram o máximo partido das pistas, embora estranhamente algumas delas fiquem muito apertadas e sinuosas, o que pode resultar em enormes empilhamentos. Deslizam suficientemente bem e na verdade são mais divertidos de conduzir do que os ATVs, desde que evites os saltos.

Vamos então falar de pistas – que são bastante decentes. Há uma grande variedade, desde as clássicas pistas MX do estádio até às de supercross ao ar livre, e que se espalham por locais exteriores à volta de montanhas e várias paisagens. A deformação também é fixe, e a experiência sobre a qual te estás a debruçar (assumindo que estás nas motas) não é, na verdade, má.

Vídeo Gameplay do jogo MX vs ATV Legends. Venham ver, cliquem no vídeo e vê o nosso gameplay.

Opinião Final:

Em resumo, MX vs ATV Legends não é bom. Tem os seus momentos, mas estes são demasiado estragados por elementos como gráficos pobres, animação, som, progressão na carreira e jogo online (que também é uma confusão). É difícil de recomendar qualquer que seja o título tendo em conta estas condições. No entanto, a produtora continua a lançar atualizações com o objetivo de fazer com que o jogo passe a corresponder à sua visão original, podendo a experiência vindo a ser melhorada com o passar do tempo.

Do que gostamos:

  • Condução das motas;
  • Mundo aberto.

Do que não gostamos:

  • Qualidade sonora abaixo da média;
  • Bugs;
  • Experiência com outros veículos muito má.

Nota: 5/10

Análise efetuada com um código Steam cedido gentilmente pela distribuidora.