RIDE 4 – Análise

Do outro lado da moeda de jogos como Gran Turismo e Forza Horizon, há um público igualmente apaixonado pelo mundo das viaturas a duas rodas. Posto isto, é normal que também existam videojogos que procuram colocar estes apaixonados dentro de uma das corridas com que tanto sonham, e RIDE 4 é um deles.

Visuais e Ambientação

Os visuais em RIDE 4 são bastante agradáveis. Ao contrário de outros jogos, não existe nada que te faça desviar os olhos da pista por ser excessivamente mau, ou de baixa qualidade. Pessoalmente, gostava que (não apenas em RIDE 4) começasse a existir um maior cuidado com a qualidade gráfica do que está ao redor do jogador, como por exemplo as bancadas, ou espectadores, que, em 2020, continuam representados com imagens 2D, ou, com sorte, tentativas falhadas em 3D.

Tudo isto diz respeito, é claro, aos cenários apresentados enquanto aceleras a 200km/h a meio de uma corrida.  Já nos menus, terás o prazer de olhar para a tua detalhada mota, acompanhada de uma banda sonora genérica, estilo Gran Turismo. Em RIDE 4 podes agora customizar praticamente todas as variáveis climatéricas, diferenciando também assim a monotonia visual que tens de corrida para corrida.

Jogabilidade

A jogabilidade pode ser vista de duas formas: muito boa ou muito má. Por um lado, ações que deviam ser simples e intuitivas, como a simples inclinação do corpo, são bastante penosas e difíceis, chegando a parecer que existe algum tipo de lag nos inputs que dás ao jogo. Por outro lado, esta mesma dificuldade apresenta logo um skill gap inicial que tornará bastante distinta a diferença entre um novo jogador e um mais experiente. Poderá ser logo aqui que vais parar de jogar, se não te deres bem com estas mecânicas. Posto isto, a jogabilidade em RIDE 4 é bastante penalizadora, existindo poucas abébias, mesmo quando tens várias das opções de ajuda ligadas. Até mesmo no tutorial (que és obrigado a completar para posterior desbloqueio do jogo) o jogo demonstra esta atitude severa, em que não podes tocar com qualquer parte da mota fora do relvado, dado que tal invalida logo essa mesma volta.

Multijogador

Já no que toca ao multijogador, apesar de existir a opção para jogar online, devo dizer que a minha experiência foi bastante negativa. Apenas encontrei 5 servidores disponíveis, existindo apenas um com um ping minimamente aceitável para se jogar online. Para acrescentar, esse mesmo servidor tinha apenas 3 jogadores, 1 dos quais saiu a meio, enquanto que o outro estava parado. Muito sinceramente, não consegui encontrar nada que me aliciasse a jogar o multijogador de RIDE 4. Apesar de existir sempre a opção de jogarem com os vossos amigos, não acho que o modo online tenha sido bem aproveitado.

Conteúdo

Em termos de conteúdo, RIDE 4 dispõe de nada mais nada menos que aquilo que esperarias: um modo de corrida normal, um modo “Carreira”, onde tens de fazer vários desafios de modo a te apurares para as várias competições, e o multijogador de que já falámos.

Ora, não seria possível fazer nada disto sem uma mota, não é?! Para tal, o jogo tem disponíveis 108 motas de variadíssimas marcas para agradas a todos. Para além disso, podes ainda customizar o teu corredor a teu gosto, sempre tendo em mente que todos os acessórios, fatos, etc. custam créditos de jogo. Para terminar, existe ainda uma biblioteca online onde podes ver as criações de outros jogadores, e não mais que isso.

Opinião Final:

Apoiado num conceito não muito explorado, RIDE 4 acaba por ter espaço para alguns erros, dada a competição. No entanto, visto não estar ainda estabelecido no mercado principal de videojogos, a falta de jogadores faz com que quase um terço do jogo esteja logo limitado desde o início. Isto, aliciado aos comandos pouco amigáveis e ao tempo necessário para apanhar o jeito do jogo, acredito que não será uma experiência agradável para qualquer um. Não obstante, RIDE 4 não deixa assim tanto a desejar, revelando-se uma boa opção para quem ama jogos com a temática “motas”.

Do que gostamos:

  • Detalhe e rigor nas motas;
  • Experiência competitiva offline sólida.

Do que não gostamos:

  • Multijogador muito pobre;
  • Jogabilidade pouco otimizada para novos jogadores.

Nota: 6,5/10