Total War: Rome Remastered – Análise

O novo Total War: Rome Remastered da desenvolvedora Feral Interactive é uma recriação sólida e fiel da fórmula do jogo original. Esta nova versão recebe várias atualizações impressionantes como gráficos de maior qualidade, uma IU atualizada, e até uma nova unidade comercial para experimentar. No entanto, a jogabilidade em si ainda é a mesma que era em 2004, o que pode ser mais do que um pouco prejudicial para toda a experiência de jogo.

Total War: Rome Remastered é um jogo passado no período do final da República e consequente início do período Imperial de Roma. Roma fora dividida em três famílias diferentes, sendo que todas elas pretendem garantir que o Império Romano mantenha a sua soberania em todo o mundo. Na campanha principal os jogadores assumirão o controlo de uma destas três famílias e forçarão outros reinos igualmente poderosos a submeterem-se.

Total War Rome Remastered

Cultivar o Império Romano em Total War: Rome Remastered não é nada fácil. Tal como no jogo original, as cidades crescem através da construção de novos edifícios que permitem o recrutamento de diferentes tipos de unidades militares. Após as unidades terem sido recrutadas para o exército, as cidades de outras nações podem ser tomadas pela força, o que, por consequência, faz com que o império aumente de tamanho. Quase tudo sobre os aspetos de jogabilidade de Total War: Rome Remastered não mudou, o que, de certa forma, é uma pena. Houve muitas melhorias presentes em títulos posteriores (como melhor IA e um sistema de batalha mais simplificado) que fazem com que a Total War: Rome Remastered pareça datado.

No entanto, as melhorias que de facto existem, são bem-vindas. Para começar, a UI é drasticamente melhor. O ecrã não está tão desorganizado como na versão de 2004, e encontrar informação relevante sobre unidades e povoações é agora um processo muito mais simples. Estes mercadores podem ser enviados para as cidades dos aliados para trocar recursos e acumular mais ouro com o objectivo de expandir o exército. Considerando que existem poucas formas de ganhar ouro em Total War: Rome Remastered, para além de impostos ou pilhagem, isto melhora imensamente a experiência. A câmara foi elevada aos padrões modernos. Se quiseres saltar para o jogo e jogar como qualquer facção, essa é uma opção – ou podes ainda seguir as regras do original, desbloqueando-as ao derrotá-las. Na tua campanha, os problemas em torno da miséria foram agora limitados, desde que tenhas as configurações remasterizadas ligadas.

Total War Rome Remastered

A actualização gráfica para Total War: Rome Remastered não é demasiado impressionante, mas é definitivamente uma melhoria notória. Os modelos de personagens e retratos ainda são um pouco planos, mas também podem ser melhorados descarregando o Pacote de Gráficos Melhorados adicional incluído gratuitamente com o jogo. Também estão incluídas animações mais suaves, uma melhor iluminação, sombras, e visuais de destruição. Mesmo com este pacote, os gráficos nunca atingem os padrões definidos pelas entradas mais modernas na franquia Total War.

Total War: Rome Remastered é uma explosão de nostalgia para aqueles que têm boas recordações de perder horas da sua noite enquanto tentam conquistar apenas mais uma cidade inimiga. A nostalgia é também o principal ponto de venda do jogo. No entanto, para novos jogadores é mais recomendado começar com um título mais recente e os fãs experientes sentirão falta de certas características de qualidade de vida presentes nos jogos de estratégia modernos. Enquanto Total War: Rome Remastered faz um trabalho honroso de reviver um velho clássico, a nova camada de tinta faz pouco por encobrir as suas mecânicas ultrapassadas, e é provável que apenas os fãs estabelecidos que procuram regressar a um título que já amaram conseguirão encontrar grande valor com esta remasterização.

Opinião final:

Total War: Rome Remastered é uma grande remasterização de um dos mais influentes e importantes jogos de estratégia da história. Algumas melhorias são importantíssimas para aproximar o original das sensibilidades modernas, apesar de não serem suficientes, permitindo que problemas como o de busca de caminho e de conter uma UI densa (apesar de ter sido melhorada) pemaneçam. No entanto, independentemente dos problemas, a jogabilidade é envolvente, excitante e, acima de tudo, divertida. Este é um jogo massivo, com duas extensas expansões que também foram remasterizadas, e uma que eu recomendaria a qualquer fã do original, a qualquer fã da Total War, e a qualquer pessoa que queira entrar na série.

Do que gostamos:

  • UI melhorada;
  • Visuais 4K;
  • Jogabilidade envolvente.

Do que não gostamos:

  • Problemas da primeira versão do jogo mantêm-se;
  • IA de baixo nível.

Nota: 6/10