WRC Generations – Análise

Sempre que sai um novo jogo WRC, nunca sei bem o que esperar. Se tens seguido os tão conhecidos títulos de rally ao longo dos anos, então certamente estarás ciente da queda e ascensão deste franchise. Este ano deveria ter marcado o número onze da série WRC, mas houve uma pequena surpresa da Kylotonn Racing, o WRC deste ano tem um novo nome: WRC Generations: O Jogo Oficial do WRC da FIA. Apesar de todos os altos e baixos, é raro um jogo WRC não conseguir uma boa pontuação, portanto é de esperar que as expectativas nãoe estejam tão baixas quanto isso. Felizmente para os fãs, parece que o lançamento deste ano é tão bom como o do ano passado.

Parece que os criadores quiseram dar ao jogador um pouco mais de liberdade nesta iteração. Tens a opção de gerir e conduzir para uma equipa júnior, uma equipa WRC 2 existente ou criar a tua própria equipa a partir do zero. Mais uma vez, o conceito experimentado e verdadeiro de começar do zero e de teres que provar que estás pronto para as luzes da ribalta parece ser bastante igual ao do WRC 10. Durante a tua carreira como piloto de rally, tens de provar o teu valor vezes sem conta à tua equipa e aos teus patrocinadores. Outra característica de regresso são as corridas lendárias, onde tens de conduzir uma corrida lendária e tentar ser tão bom quanto o lendário piloto de corridas no passado. Estas são distrações divertidas e encaixam bem com a lenda por detrás do WRC.

Visualmente o jogo fica melhor com o passar dos anos. Outro grande bónus é que o jogo foi bem otimizado para correr em cenários mais exigentes a nível gráfico e manter uma taxa de frames estável. Conduzir à volta do mundo é como fazer um passeio turístico e sair disparado de um penhasco parece realmente assustador. Tudo no jogo parece fantástico, desde os detalhes dos carros até à areia e neve que saem da traseira do teu veículo e o sujam. O modelo de danos também foi melhorado, tornando-o ainda mais realista com arranhões e fendas a formarem-se na carroçaria, janelas e luzes. Tal como nos títulos anteriores, ainda tens muitos pontos de vista de câmara diferentes para selecionar e é um mais detalhado que o outro, desde a vista da terceira pessoa até às muitas vistas diferentes do cockpit ou do capô.

Um outro elemento que torna um jogo de corridas divertido são os sons dos veículos e estes são incríveis em WRC Generations. Cada carro soa único e tem um tom realista, por isso ouves o escape a estalar, o turbo a assobiar, e a caixa de velocidades a choramingar quando voas sobre o asfalto. O teu copiloto também se mantém fiel a ti. Ele dá-te instruções cristalinas e vai comentar certas situações que acontecem na estrada. Já uma falha no departamento de som é a música. No menu, tudo o que consegues ouvir é apenas uma banda sonora genérica que pode muito bem ter vindo de um website livre de direitos de autor.

WRC Generations é um jogo de corridas de rali que te permite gerir uma equipa enquanto competes em etapas de rali por todo o mundo. Se já jogaste os títulos anteriores, então vais notar como esta maçã caiu perto da árvore do WRC 10. No início, parece apenas uma versão melhorada desse jogo, mas existem algumas atualizações muito apreciadas. Em primeiro lugar, há uma nova era de carros de rali e o maior trunfo é o seu powertrain híbrido. Tal como nos jogos de F1, esta configuração híbrida permite uma melhor aceleração que será recarregada através da travagem. Terás de ajustar o mapeamento a utilizar quer para lançamentos fortes quer para aumentar gradualmente a tua velocidade. Além disso, há um monte de carros novos adicionados ao jogo e mais locais para testar as tuas capacidades.

O modo história começa como sempre com uma escolha livre entre a liga júnior com opções de gestão limitadas e a liga WRC 2 que agora conta com uma equipa criada livremente. Deste modo, terás de decidir para que patrocinador queres conduzir, que carro usar e como desenhar a tua própria oficina. O que torna uma funcionalidade interessante é que com o modo de equipa personalizado podes trocar de carro após cada temporada, para que possas misturar e combinar os diferentes fabricantes para encontrar o carro mais adequado ao teu estilo. Gerir a tua equipa foi bastante intimidante no jogo anterior, mas desta vez tudo isto parece um pouco mais simples e mais acessível para todos os tipos de jogadores. As atualizações são muito mais fáceis de compreender e o jogo agora dá indicadores claros dos benefícios que irás obter com o tipo de evento que fazes. Há também alguns novos eventos disponíveis no calendário. Agora vais ter de respeitar a integridade do teu veículo, e jogar mais eventos fará com que o teu carro avarie mais facilmente. Certifica-te de que o manténs em boa forma ou poderás encontrar avarias a meio da corrida.

A parte de corrida do jogo em si está tão boa como sempre. Os carros estão de facto ligados à estrada e isto torna essencial a escolha dos pneus certos para o trabalho. Começas a notar que a tua tração reduz o desgaste dos pneus e vais ver-te a trocar os pneus com mais frequência. Certas superfícies são quase impossíveis de atravessar com pneus normais e como a I.A. parece estar alheia a isto, pode render-te alguns ganhos sérios se escolheres o conjunto certo de borracha para o trabalho.

Mais uma vez és livre de escolher a dificuldade e a duração dos eventos do rally. Terás de manter o teu carro em forma de ponta se quiseres apontar para um pódio, mas jogar o jogo com dificuldade normal parece ser o meio-termo perfeito para o fã de corridas médio. Se és uma pessoa que gosta de realismo então estás à vontade para experimentar todos os cenários realistas, e mesmo assim, WRC Generations é um simulador muito bom.

Vídeo Gameplay do jogo WRC Generations com Circuito Vodafone Rally Portugal. Venham ver, cliquem no vídeo e vejam o nosso gameplay.

Opinião Final:

WRC Generations é um upgrade direto de WRC 10. Sem dúvida é um título que traz novas funcionalidades para cima do capô e que promete horas de entretenimento para os fãs de rally. Graças ao novo conteúdo, há muitas pistas e carros para descobrir, e o modo de história regressa tão forte como sempre. Parece que a parte de gestão foi tornada mais simples de compreender, e isto torna o modo de carreira ainda mais agradável de jogar. O jogo manteve as suas muitas configurações para que o possas ajustar ao teu gosto, e graças aos fantásticos sons e gráficos, esta é uma obra-prima a contemplar.

Do que gostamos:

  • Detalhes presentes nos veículos;
  • Grande variedade de veículos;
  • Excelente qualidade sonoroa in-game.

Do que não gostamos:

  • Banda sonora pobre.

Nota: 8/10

Análise efetuada com um código PC cedido gentilmente pela distribuidora.


Tags: , , ,