Returnal (PC) – Análise

O tão esperado lançamento de Returnal no PC é um motivo de celebração. Não só traz consigo o candidato ao Jogo do Ano da PS5 em toda a sua glória, como também acrescenta o habitual conjunto de características técnicas exclusivas para PC que têm sido uma marca de confiança dos esforços da PlayStation Studios para trazer títulos PS4 e PS5 para a plataforma PC. Para ser franco, Returnal no PC continua a grande tradição dos PlayStation Studios de ir além com as suas ports para PC e eu não poderia estar mais satisfeito ao olhar para ports deste género.

Caso tenhas interesse numa análise que aprofunde o enredo desta pérola da PS5 de uma forma mais profunda, certifica-te que vês a nossa análise completa aqui!

Primeiro, Returnal continua a ser um IP essencial de um shooter em terceira pessoa que todos devem jogar caso seja esta a vossa praia. O jogador controla Selene, uma exploradora espacial robusta que se encontra naufragada no mundo extraterrestre de Atropos, lança-lhes uma arma de fogo nas mãos e envia-os para o deserto em busca de um misterioso sinal que tem transmitido sem parar desde a sua chegada.

Longe de um conto de ficção científica sobre uma protagonista náufraga, Selene encontra-se presa num ciclo temporal no qual, cada vez que morre, acorda nos destroços da sua nave, mas armada com o conhecimento da vida anterior. Ao que parece, o planeta de Atropos também se alimenta diretamente desta dinâmica, mudando o seu layout cada vez que Selene começa de novo a sua vida. Em resumo, Returnal é uma experiência à medida e felizmente posso confirmar que a mesma singularidade sobreviveu por arrasto no seu salto da PS5 para o PC.

Se estás familiarizado com algum dos resultados anteriores da PlayStation Studios no PC, então também estarás familiarizado com o conjunto de características técnicas exclusivas que estão incorporadas na versão para PC de Returnal . A primeira destas que irás notar é o suporte para os rácios de aspeto de Ultrawide (16:10) e Super Ultrawide (32:9), ambos permitindo aos jogadores experimentarem um campo de visão expandido à medida que exploram e explodem os enigmáticos ambientes alienígenas dos Atropos.

O próximo benefício técnico chave que Returnal no PC traz à mesa (para além da resolução super nítida de 4K), é uma gama de predefinições visuais de raytracing de maior qualidade que proporcionam um padrão francamente impressionante de iluminação, sombras e reflexos que simplesmente não estavam presentes na versão PS5 do jogo. A cobertura técnica geral para utilizadores de PC acaba por ser suporte para as tecnologias de melhoria de performance AMD FSR 2.0, NVIDIA NIS e NVIDIA DLSS – até porque jogar um blaster rápido e furioso como Returnal em framerates acima de 60 melhora devidamente a experiência, fazendo com que o Returnal se sinta mais responsivo ao jogo do que a versão OG PS5 que veio antes dele.

Para além das melhorias visuais acima mencionadas e nada menos que cinco predefinições visuais que Returnal nos traz à mesa, a Housemarque também implementou uma série de funcionalidades técnicas, incluindo um contador FPS, um medidor para uso de GPU e CPU e um rastreador de latência. Basicamente, é claro que Returnal não só foi feito com o mesmo amor, cuidado e atenção que definiu a PlayStation, bem como estes estão também presentes nas portas do PC que a precederam, emitindo um patch tão rapidamente após o dia de lançamento que resolve uma série de problemas visuais, de performance e de falhas.

Sendo uma joint-venture dos PlayStation Studios, Returnal também possui suporte total de áudio 3D, bem como suporte total ao excelente comando DualSense da Sony, permitindo aos jogadores de PC desfrutar do mesmo feedback táctil e implementação da funcionalidade de disparo adaptável que os proprietários da PS5 podem aproveitar. Simplificando, Returnal não só dá continuidade à tendência da Sony de fornecer aos jogadores de PC excelentes ports, mas também na engenharia de uma impressionante coleção de melhorias técnicas que aproveitam ao máximo o potencial adicional técnico oferecido pela plataforma de PC em geral.

Em termos da sua oferta global de conteúdos, o Returnal (PC) inclui, felizmente, todas as versões pós-lançamento que melhoraram a PS5 durante as muitas semanas e meses após o seu lançamento, em Abril de 2021. Isto significa que esta versão não só permite aos jogadores enfrentar os mistérios de Atropos com um companheiro explorador, como também contém a Torre de Sísifo, um conteúdo adicional que também está presente juntamente com a super útil função Suspend Cycle, que te permite voltar a jogar a partir de um save point (ainda acho um pouco desconcertante que isto não fizesse parte do jogo no primeiro dia quando foi lançado para a PS5) e, claro, o agora obrigatório Modo Foto.

Embora as cinco predefinições de renderização e o número substancial de sliders e ajustes visuais se combinem para permitir que os jogadores adaptem o Returnal para correr numa variedade de combinações de hardware de PC, também é verdade que o Returnal requer uma configuração substancial para corresponder à versão da PS5 do jogo.

Opinião Final:

Tal como Returnal conseguiu preencher o seu nicho de jogos na PS5 como um espantoso atirador em terceira-pessoa que havia sido magistralmente misturado com o design roguelike, também ele consegue habitar um lugar similarmente único para os jogadores de PC em 2023. Um dos melhores exclusivos PlayStation de 2021 acabou por ser um dos melhores e mais brilhantes atiradores de PC de 2023. Longa pode ser a continuação de uma incrível série de portas de PC.

Do que gostamos:

  • Jogabilidade suave e rápida se o teu PC permitir;
  • Visuais incriveis e coloridos.
  • Todas as melhorias técnicas e correções presentes numa só versão.

Do que não gostamos:

  • Não gostamos que os ports PS – PC demorem tanto tempo a serem lançados!

Nota: 9/10

Análise efetuada com um código PC cedido gentilmente pela distribuidora.