Sackboy: A Big Adventure (PC) – Análise

Sackboy: A Big Adventure foi lançado há alguns anos atrás para as consolas PlayStation 4 e 5, para uma receção um pouco abaixo do esperado. Podem ler a nossa Análise que fizemos para a versão PlayStation, aqui. O título funciona como um spinoff da série LittleBigPlanet.

Com o aspeto tradicional de criação de níveis da série despojado (tendo em conta que toda a jogabilidade agora se passa em 3D), a criadora Sumo Digital optou por uma experiência de jogador única finamente trabalhada à mão. Louvável dado que o género de jogo de plataforma 3D não é tão popular nos dias de hoje. Agora que os jogadores de PC podem experimentá-lo pela primeira vez com o mais recente port, terá o salto dado sido o suficiente para manter o famoso boneco nas suas costuras?

Sackboy: A Big Adventure está agora disponível no PC com uma enorme aventura de plataformas multijogador em 3D, com uma série de impressionantes características gráficas e de jogo baseadas no desempenho.

Sackboy: A Big Adventure leva os jogadores a Craftworld, onde tudo é baseado em itens e objectos estacionários da vida real. Uma ameaça maligna chamada Vex apareceu e raptou os amigos do Sackboy para os escravizar na sua engenhoca Topsy Turver, para que ele possa transformar Craftworld num pesadelo sem fim. Como tal, o herói titular deve embarcar numa viagem para os salvar. Como era de esperar, a história vem em último lugar para tudo o resto.

Isto faz com que os jogadores atravessem níveis feitos à mão e recolham os Orbs dos Sonhadores que são necessários para desbloquear novos mundos. Cada mundo é temático, como um mundo da selva ou um mundo subaquático. Os níveis apresentam vários tipos de plataforma, como plataformas móveis, perigos a evitar, e até segmentos de rolagem automática. Apesar de existirem toneladas de orbs padrão espalhados por todo o lado para os jogadores recolherem, os elementos-chave colecionáveis envolvem os já mencionados Dreamer Orbs para progressão e cosmética.

Haverá também vários inimigos a derrotar, desde mobs fáceis a bosses maiores. Cada um tem um padrão de ataque diferente que os jogadores devem aprender e usar os movimentos do Sackboy para derrotar. Mas voltando à jogabilidade, os Dreamer Orbs não serão fáceis de recolher, pois muitos deles estão frequentemente em locais de difícil acesso, incluindo áreas bónus escondidas que têm pequenos puzzles ou desafios de plataforma para resolver. O destaque absoluto é o nível musical, que também inclui versões de canções pop populares como a Toxic de Britney Spears.

Os “complecionistas” vão querer prestar atenção aos critérios necessários para um nível a 100%. Para um, cada nível terá três classificações referentes ao número de orbes recolhidos durante a corrida. Assim, por exemplo, este poderá ser 1000 para o bronze, 2000 para a prata e 3000 para o ouro. Depois há os óbvios Orbs Dreamer, com a maioria dos níveis variando entre 3-5 deles. Além destes, haverá um ícone de caixa de oferta que indica o estado dos cosméticos recolhidos nesse nível, bem como um ícone de Ás que será destacado se os jogadores conseguirem vencer o nível sem morrerem.

Ocasionalmente, haverá um ícone de um cubo, indicando outro raro colecionável que desbloqueia um novo nível de desafio do Knited Knight. Estas provas cronometradas testam as habilidades de plataforma do jogador, com tempos mais rápidos oferecendo melhores recompensas. Toda esta informação pode ser visualizada através do menu de pausa enquanto estás dentro de um nível ou a destacar o mesmo nível no mapa mundo. Sim, o jogo apresenta um mapa do mundo em 3D, que pode ser percorrido, onde os jogadores podem selecionar níveis para entrar, como já estamos habituados noutros títulos LittleBigPlanet.

Outros pontos de interesse no mapa do mundo incluem pontos de transição para ir a outros mundos, uma loja de cosméticos, o menu de seleção de provas Knited Knight e um nível de bónus ocasional. Mas e as opções de travessia do próprio Sackboy? Um movimento sólido é a chave para qualquer bom jogo de plataforma 3D e, felizmente, Sackboy: Uma Grande Aventura entrega até um certo ponto.

A maior parte do teu tempo será gasto a saltar e a rolar (uma vez que não existe um mecanismo de sprint) e a atacar inimigos com um simples murro. Os jogadores podem eventualmente , como um ataque imediatamente seguido de um salto e um mergulho no nariz, agindo de forma semelhante a um estômago. Por vezes, os jogadores também recebem armas em certos níveis para tornar o combate mais envolvente, incluindo um bumerangue.

Enquanto os controlos estão bem feitos, o Sackboy pode sentir-se um pouco estranho de controlar no início, graças ao facto de ser pesado. Não sei se sou só eu, mas os seus saltos e alcance de ataque parecem um pouco curtos – juntamente com a sensação de desajeitado, isto é provavelmente uma escolha de design. Mas isto faz com que as manobras sejam mais avançadas, como o nariz, uma vez que o atraso na animação pode fazer com que os jogadores percam a marca. Surpreendentemente, o chefe luta que estes níveis acabam por levar a oferecer alguns dos melhores momentos do Sackboy: A Big Adventure.

A personalização tem sido sempre o foco do LittleBigPlanet e esse mantra também é vista aqui em Sackboy: A Big Adventure. Há muitos fatos predefinidos para escolher antes de entrar num nível (muitos deles baseados nas propriedades da PlayStation, como o Aloy do Horizon Zero Dawn e o Deacon de Days Gone).

No entanto, os jogadores também podem comprar novos acessórios para vestir o Sackboy, fora os cosméticos ganhos de graça enquanto exploram os níveis. A loja de cosmética é propriedade de um NPC chamado ZomZom e os jogadores podem entregar os artigos colecionáveis para desbloquear novas opções de personalização. Estas variam desde artigos para a cabeça, tronco e roupa de mão, até texturas e emotes.

Por falar em desafios, Sackboy: A Big Adventure é claramente dirigida a públicos mais jovens. Assim, espera-se poder limpar a maioria dos níveis sem muito esforço. No entanto, espera-se que as provas do Knited Knight e os níveis de finais de jogo coloquem mais desafios do que o habitual, o que é sempre bem-vindo.

Sackboy: A Big Adventure também inclui um modo cooperativo para até quatro jogadores, tornando-a uma grande experiência de ligação dos pais com os filhos, juntamente com um teto de baixa dificuldade. Há também níveis cooperativos dedicados para dois jogadores que não podem ser jogados sem outro parceiro. No entanto, há questões mais prementes a considerar aqui.

Vamos abordar primeiro o elefante na sala. Este motor de plataforma Unreal Engine 4 sofre de lag na compilação de shaders no PC. Isto significa que cada vez que um novo elemento gráfico no ecrã é renderizado (como objectos, efeitos, etc.) provocará uma breve queda no framerate. Isto resulta num lag perceptível, o que significa que a primeira experiência vai deixar um mau gosto na boca dos jogadores. Isto é um problema, independentemente das especificações da tua máquina.

Sackboy: A Big Adventure oferece uma gama de opções para adaptar o desempenho e a métrica visual ao teu PC. O que nos leva às coisas que o port faz bem: maior fidelidade visual até mesmo em relação à PlayStation 5. Os proprietários de um PC topo de gama podem desfrutar do aumento dos gráficos graças ao ray-tracing. O suporte para as técnicas de reconstrução de imagens, a famosa tecnologia Nvidia DLSS, também assegura que as plataformas de baixo nível possam alcançar os seus objetivos gráficos. Quanto ao som, a música é absolutamente estelar com faixas variadas para cada nível. No entanto, é inegável que Sackboy: A Big Adventure ainda consegue impressionar. Isto é em parte graças aos seus belos visuais, grande banda sonora, platfoming na sua maior parte e encantadoras peças de cenário. Os jogadores da PlayStation não vão encontrar aqui muita coisa que valha a pena revisitar, pois a maioria das suas atualizações são técnicas. Mas o que está aqui como um jogo, está definitivamente ligado a um sorriso no teu rosto do princípio ao fim.

Vídeo Gameplay do jogo Sackboy: A Big Adventure. Venham ver, cliquem no vídeo e vê o nosso gameplay.

Opinião Final:

Sackboy: A Big Adventure é um port mais sólido de um jogo pouco apreciado da PlayStation. Não reinventa a roda de forma alguma, mas oferece uma experiência de plataforma 3D muito segura, à qual os fãs do género podem ter reações diferentes. Estas podem variar desde o desapontamento até à sua falta de desafio e elenco esquecido, até à indiferença nos seus muitos níveis que sabem a pouco devido à mecânica tão familiar dos mesmos. Mais um dos casos em que um título sucessor sofre do sucesso e expectativas de um outro anterior.

Do que gostamos:

  • Visuais apelativos;
  • Jogabilidade simples mas intuitiva;
  • Boa banda sonora.

Do que não gostamos:

  • Problemas de performance;
  • Dificuldade inexistente;
  • História demasiado simples.

Nota: 6,5/10

Análise efetuada com um código Steam cedido gentilmente pela distribuidora.